Michel Foucault
Seminário sobre Michel Foucault:
“Estratégia, Poder-Saber”
Seminário apresentado para a disciplina de Teorias da História, sob a orientação do professor Davi Ferreira de Paula.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
2013
Sobre Foucalut
Michel Foucault nasceu em 15 de outubro de 1926 em Poitiers, no sul da França, numa rica família de médicos. Estudou psicologia e filosofia na École Normale Superieure, em Paris. Teve uma passagem rápida pelo Partido Comunista, mas nunca conseguiu se enquadrar dentro da ideologia. Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille. Trabalhou em hospitais psiquiátricos, o que lhe deu base para, em 1961, defender na Universidade Sorbonne a tese que deu origem ao livro “A História da Loucura”, obra que lhe deu grande fama. Foucault morreu em função de complicações por conta da aids, em 1984.
Obra: estratégia poder e saber Páginas 203 à 280 de Michel Foucault
Michel Foucault (pronúncia francesa:AFI: [miʃɛl fuko]); Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Todo o seu trabalho foi desenvolvido em uma arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Seu trabalho também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação. Foucault morreu de aids em 1984.
Resumo: A obra de Michel Foucault* discute, a partir da compilação de pequenas petições, exumadas dos arquivos do internamento do Hospital Geral e da Bastilha, relativos ao período que compreende os anos de 1660 a 1760, uma espécie peculiar de formação discursiva que se articula em torno dos mecanismos da disciplina, do castigo, da prisão e da repressão e que operam na França absolutista dos séculos XVII e XVIII. Os documentos, tomados como monumentos, revelam, em si, como