virtualbox
O VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems, que visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas. Para utilizá-lo, primeiramente baixe-o em seu site: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads e instale. É simples, como instalar um programa qualquer, seja lá qual for o sistema operacional que você esteja usando.
Após instalado, abra o Virtual Box:
O Virtual Box é este que você vê abaixo. Primeiro teremos que criar uma máquina virtual. Nota-se que eu já tenho algumas criadas, mas vamos criar uma nova e instalar o Ubuntu. Vá ao menu Máquina e clique em Novo.
Será aberta uma janela com algumas informações, apenas clique em Próximo.
Agora teremos que definir o Sistema Operacional e a Distribuição. No caso eu escolhi como SO o Linux e a distribuição como sendo o Ubuntu, mas o Virtual Box dá suporte a muitas outras.
Clique em próximo e agora teremos que definir a quantidade de memória que a máquina virtual terá a sua disposição. Aqui eu coloquei o tamanho como sendo 1 Gb.
Agora temos que definir o espaço de disco disponível para a máquina virtual. Se tivermos criado um disco antes, basta escolher, mas aqui eu mostrarei como criar um novo disco. Escolha Criar um novo disco Rígido e clique em Próximo.
Após clicar em próximo será aberto uma nova janela com algumas informações, apenas clique em Próximo.
Podemos definir se um disco terá o tamanho fixo ou se ele inicia com o tamanho mínimo e vai utilizando espaço a medida que for sendo necessário. Eu preferi deixar flexível.
Assim como a memória, precisamos definir qual o tamanho do disco que a máquina virtual tem a sua disposição. Aqui eu deixei 8 Gb mas você seleciona de acordo com sua necessidade e capacidade do HD. Insira um nome para seu disco, aqui eu coloquei como Linux Ubuntu.