relatorio de quimica
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
RELATÓRIO 1
PALMEIRA DAS MISSÕES
2013
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
No decorrer de processos laboratoriais há fatores de risco de diferentes naturezas, onde analistas e auxiliares devem ter pleno conhecimento dos riscos que envolvem a manipulação dos materiais utilizados. Cuidados com as instalações e aparelhos, os quais oferecem riscos à segurança também são necessários, visando garantir a integridade física de quem os manipula.
Quanto aos laboratórios, devem possuir manutenção adequada, com equipamentos de segurança individuais e coletivos, bem como símbolos informando o grau de periculosidade de determinados materiais. Existem algumas regras a serem seguidas dentro de um laboratório, tais como a correta manipulação dos reagentes, o uso de equipamentos de segurança como óculos, luvas, máscaras e avental durante a permanência no laboratório, ter em mãos somente o que será utilizado.
Para que um laboratório esteja bem equipado é necessário possuir o mínimo de materiais, tais como: Bureta, Vidro Relógio, Balão Volumétrico, Pipetas, Espátulas, Lamparina, Estufa, Balança, Capela, Mufla, Agitador e Aquecedor, Bloco digestor, Pisseta, Balão de extração, Dessecador, Tenaz, Pistilo, Cadinho, Lamparina, Frasco de reagente, Kitassato, Balão de fundo chato e fundo redondo, Funil, Funil de extração, Suporte de tubos, Tubo de ensaio, Becker, Proveta, Erlenmeyer, que poderão ser utilizados nos mais diversos processos de análises químicas.
Contudo, testes promovidos em laboratórios podem ter o seus resultados facilmente alterados, como por equívocos em anotações de dados, adição de compostos sem informações nos frascos, contaminação por falta de cuidados no momento do manuseio, entre outros que comprometem o resultado final da analise.
BIBLIOGRAFIA
Materiais disponíveis no Moodle.