métrica
Contagem de Ponto de função Foi definido em 1977 por Alan Albrecht na IBM, e é uma unidade de medida de software reconhecida pela ISO para estimar o tamanho de um sistema de informação baseando-se na funcionalidade percebida pelo usuário do sistema, independentemente da tecnologia usada para implementá-lo. Segundo ALBRECHT 1977 é um método utilizado para medir o tamanho de um sistema de informação e expressá-lo em um número de pontos de função é chamado de Análise de Pontos de Função (APF). O método é mantido atualizado por grupos de usuários da APF que cooperam internacionalmente. Essa metodologia sintetiza o quanto o projeto vai custar e em quanto tempo ele vai ser desenvolvido.
Diretor de TI – Responsável pela direção geral do projeto
Gerente |Executivo – Responsável pela relação com o cliente e gestão do projeto
Gerente de Projeto – Responsável pelo gerenciamento do projeto junto aos Coordenadores, Analista e Pares (Cliente e prestadores de serviço)
PMO – Project Manager office – Auxilia e conduz na execução e controle do projeto
DBA – Adminsitrador do Banco de Dados – Profissional responsável pela criação do banco de Dados
AD – Adminstrador de Dados – Profissional responsável pela organização da estruruta dos dados, ou seja, responsável por tornar a estrutura lógica viável para ser utilizada como física.
Coordenador de Projetos – Profissional responsável pela distribuição e coordenação das demandas disponibilizadas para os analistas.
Analista Sênior – Profissional responsável pelo desenho da solução (Desenho funcional)
Analista Pleno – Profissional responsável pela geração dos documentos lógico (Entregáveis – Fluxograma por exemplo)
Analista Junior – Profissional responsável pela geração dos documentos gerados pelo Analista pleno, ou seja, atua como apoio.