Relatorio Quimica
ENGENHARIA CIVIL
1° RELATÓRIO PRÁTICO
VITOR MORAES BASTOS
05 DE ABRIL DE 2015
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
QUIMICA TECNOLÓGICA
ENGENHARIA CIVIL
1° RELATÓRIO PRÁTICO
VITOR MORAES BASTOS
RELATÓRIO REFERENTE À PRÁTICA 1: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
ENGENHARIA CIVIL, QUIMICA TECNOLÓGICA, EC-NR05, PRIMEIRO SEMESTRE, FERNANDA MANCINI.
05 DE ABRIL DE 2015
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este relatório trata de medidas de volume, temperatura e massa. Essas medidas são essenciais em experiências de laboratório de química, como em outras experiências da ciência, uma vez que essas são utilizadas para avaliar a precisão dos cálculos.
Massa é um conceito muito usado nas ciências naturais para explicar vários fenômenos observados na natureza. No SI (Sistema Internacional), a sua unidade é o quilograma (kg). Além da massa, as medidas de volume tem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância, esse fato é muito importante quando se diz respeito a algum experimento químico, pois muitas vezes é necessária uma quantidade de volume ou massa específica para desencadear determinada reação. De um modo geral, para medidas usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos para medidas mais precisas, para medidas aproximadas, usa-se geralmente, provetas.
OBJETIVOS
• Introduzir de forma correta técnicas, manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias.
• Apresentar os utensílios utilizados no laboratório de química.
MATERIAIS E REAGENTES
1) Béquer de 50 mL;
2) Béquer de 10 mL;
3) Proveta;
4) Pipeta graduada;
5) Pipeta volumétrica;
6) Pera;
7) Termômetro;
8) Água.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiro procedimento:
Pesou-se um béquer de 50