Economia Danilo
1. É a ciência social que estuda o modo como a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, a fim de distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
2. Necessidade humana é a falta ou a carência de algo que se é preciso. As primárias, podemos classificar como essenciais para a sobrevivência de um indivíduo, tais como: comida, moradia, educação, dentre outros. As secundárias, como algo supérfluo; Como exemplo de uma necessidade secundária, o lazer. As Sociais ou coletivas são destinadas à sociedade como todo, no coletivo. Dentro dessa, podemos exemplificar: água, luz, saneamento básico.
3. Um bem é algo capaz de satisfazer uma necessidade humana. Podemos classifica-los quanto à: raridade (bem econômico, o precificado, e bem não-econômico (não pode ser precificado, como o ar, por exemplo), natureza (bens materiais, mesa e cadeira, por exemplo, e bens imateriais, como a educação), e ao destino/uso (duráveis e não duráveis, desde o que como até em relação ao carro que ando).
4. Fatores de produção, ou insumos, são recursos necessários que podem ser empregados no processo produtivo de bens e serviços existentes. Podemos exemplificar: água, terra, mão-de-obra, equipamentos, tecnologia, dentre outros.
5. Agentes econômicos são os responsáveis pela tomada de decisão no campo econômico. Podemos citar as unidades familiares, as empresas e o governo.
6. O que/quanto produzir? Como produzir? E Para quem produzir?.
7. Âmbito econômico – O que/quanto produzir?
Âmbito social – Para quem produzir?
Âmbito tecnológico – Como produzir?
8. A Curva de possibilidade de produção mostra a capacidade máxima de produção da sociedade ante os seus recursos produtivos limitados; mostra, ainda as alternativas de produção em um dado momento de tempo, supondo a utilização de pleno emprego dos fatores de produção.
9. Pois a produção de