Economia
A Economia como fator para o Direito
Danilo Cavalcante
RA: B26EEG-0
Sala: 11
Turma: DR1Q06
Campus Alphaville – Barueri – SP.
Danilo Cavalcante Silva
A Economia como fator para o Direito
Danilo Cavalcante
RA: B26EEG-0
Sala: 11
Turma: DR1Q06
Campus Alphaville – Barueri – SP.
Introdução
A economia é dedicada a cumprir necessidades administrando meios, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na escolha dos meios para o atendimento destas necessidades humanas.
Muitas vezes o fenômeno econômico diz o surgimento de uma instituição jurídica ou vice-versa. Se ao Direito está dada à tarefa de organizar a ordem social e se dentro da ordem social inclui-se também a economia, podemos relacionar as relações entre Economia e o Direito, para que haja uma sociedade mais igualitária, harmoniosa e em desenvolvimento.
Tentarei explicar áreas da economia ligadas ao direito, trazendo quase todas relações humanísticas e necessidades criadas e saciadas através da ligação entre estas áreas, juntamente com a capacidade econômica da sociedade.
Economia e o Direito
A relação entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Porém passou a ser estudada de forma classificada, a partir do século XVIII com Adam Smith (filosofo e economista escocês).
Uma boa regulamentação de mercado e uma legislação clara, objetiva e simples são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem-definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico.
Pela tão estreita ligação entre economia e direito e o fato de ao direito estar dada a tarefa de organizar o ordem social