didatica e pratica
Faz parte do trabalho pedagógico, a atividade de transposição didática. Sobre esse conceito podemos afirmar que:
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
1-(...) A transposição didática é uma atividade que pretende tornar compreensível o conhecimento complexo da ciência a diferentes públicos, dependendo da bagagem cultural desse mesmo público.
2- (... ) Como o procedimento científico possui uma determinada lógica, é específico e tem uma linguagem para expor o conhecimento, o professor precisa fazer a transposição para tornar tal conhecimento inteligível aos seus alunos.
3- (...) A principal referência nos estudos sobre a transposição didática encontra-se nas pesquisas de Friedrich Herbart, que sistematizou o modo como transmitir os conhecimentos científicos, tal como produzido na comunidade científica.
4 - (...) O saber científico sofre uma transformação ao ser ensinado no espaço escolar. Para ser aprendido pelos alunos, precisa ser deformado, ou seja, modificado na sua forma primitiva.
A alternativa correta é, respectivamente:
V - V - F - V
V - F - V - F
V - F - F - V
V - V - V - V
Na prática docente o "discurso em ação" se refere:
À AÇÃO DO SUJEITO EM PRÁTICA. ao discurso sobre a ação do próprio profissional da área. à prática educativa, como qualquer outro saber humano. ao discurso sobre a ação dos demais profissionais da área
Assinale a alternativa que indica a diferença entre prática docente/pedagógica e transposição didática.
A principal referência nos estudos sobre transposição didática é Yves Chevallard (1991). Para o autor a diferença entre prática docente/pedagógica e transposição didática é que o saber científico sofre um processo de transformação ao se tornar um conhecimento que não é aprendido no espaço escolar que, por sua vez, não chega a ser aprendido em função dessa deformação.
A diferença entre prática docente/pedagógica e transposição didática é a transmissão pura e simples de saberes científicos e da seleção de