A propaganda eleitoral na internet
1. INTRODUÇÃO
Propaganda significa difundir, espalhar, tornar comum a muitas pessoas; é um meio utilizado por quem tem um produto a oferecer, para influenciar pessoas a adquiri-lo ou aceita-lo. Segundo Gomes (2012, p. 325): “tecnicamente, traduz procedimentos de comunicação em massa, pelos quais se difundem ideias, informações e crenças com vistas a obter-se a adesão dos destinatários”.
Embora muito comum os vocábulos propaganda e publicidade serem vistos como sinônimos, eles não apresentam idêntico sentido; é claro que ambos têm em vista persuadir e chamar a atenção do público, mas a principal finalidade da publicidade é econômico-comercial, enquanto que da propaganda é a comunicação ideológica. A publicidade faz um forte apelo à fantasia e ao imaginário, não apresentando compromisso com a verdade; ela busca fazer com que as pessoas acreditem que certo produto lhe proporcionará prazer e felicidade quando adquiridos. Porém nada impede que os métodos utilizados na publicidade possam ser empregados na propaganda política, o que atualmente é muito comum. Grande parte dos discursos políticos não são mais sérios, deixando um pouco de lado as discussões ligadas a seus projetos e programas de governo, para fazer discursos fantasiosos e bem articulados, cuidadosamente feitos para agradar o povo e conquistar seu voto.
A propaganda política se subdivide em: partidária, intrapartidária e eleitoral. A primeira consiste na divulgação das ideias e do programa do partido, em época de eleição ou não, não podendo ter menção a nomes de candidatos a cargos eletivos, exceto os partidários, cujo interesse é angariar adeptos ao partido. A propaganda intrapartidária é realizada por um filiado de um partido político visando a convencer os