A Linguagem Jur Dica
Professora: Márcia Bicalho
Aluno: Mateus Leite Arnaud
Período: P1
Turma: J
A linguagem jurídica é dita arcaica, por várias pessoas, pois as suas palavras não são usadas no cotidiano da população, tendo em vista que esse tipo de linguagem usa palavras que com o passar do tempo foram extintas do vocabulário das pessoas. E ela também não muito fácil de ser utilizada, pois possui vários termos que somente os estudantes e formados em direito que utiliza ela.
Esse tipo de linguagem às vezes pode ser muito difícil de ser compreendida, tendo em vista que o Brasil é o 8° no índice de analfabetismos mundial, vemos que assim advogados que forem tentar ajudar essas pessoas com alguma causa a favor ou contra delas, podem estar enganando os seu clientes, pois eles não entenderam uma grande parte do que o seu defensor irá falar.
A linguagem jurídica pode servir também de um tipo de via de acesso compreensão da cultura transmitida pela língua a qual revela uma visão do mundo que possui uma tendência à conservação linguística. Porém atualmente alguns advogados tem consciência de que o seu cliente não está apto a entender esse tipo de linguagem e com isso eles vão tentando explicar o que está acontecendo para que a pessoa que está sendo defendida não fique ali sem dizer se concorda ou não com certas decisões.
Os juristas tentam ser muito rígidos com a sua flexibilidade no vocabulário deles quando estão dentro da tribuna, sem se importar com os clientes que estão lá para ser jugados ou para ser defendidos, pois as vezes eles não sabem nem do que se trata o assunto da audiência e isso pode atrapalhar, pois eles podem ter que as vezes falar no tribunal. Mas como eles não tem entendimento da linguagem jurídica pode ocasionar de atrapalharem com o andamento do caso, somente porque alguns advogados não explicam para os seu clientes o que está ocorrendo.