Linguagem Jur dica e Argumenta o
O sentido denotativo das palavras é o seu significado real e literal, escrito no dicionário. A linguagem no sentido denotativo é apresentada sem figuras de linguagem, está presente em manuais de instruções e textos normativos onde a legislação de deve sempre ser apresentada em sentido denotativo. O sentido conotativo encontra-se presente nos textos literários de uma forma gerais e publicitários, possui conteúdo emocional e subjetivo, o sentido figurado é expresso quando há conotação. Já os textos científicos, jornalísticos, informativos, dentre outros, expressam o emprego de uma linguagem denotativa com o sentido literal das palavras
2)Pesquise sobre a importância da linguagem corporal no Direito e registre as principais idéias em forma de fichamento.
A expressão corporal, juntamente com a voz e a palavra, é responsável pelo transporte da mensagem aos ouvintes. Embora cada um desses condutores tenha importância própria, e a falta ou deficiência de um deles possa comprometer todo o processo de comunicação, o papel da expressão corporal é mais evidente. Vemos assim que os movimentos do corpo, o jogo fisionômico, o olhar, o gesto, são fatores muito importantes.
O cuidado com as regras, o processo natural da gesticulação, atitudes desaconselháveis, a boa expressão corporal pra falar são itens muito observados.
No cuidado com as regras, deve ficar claro que ela são úteis e podem ser observadas como orientação geral de comportamento, mas nunca tomadas como norma a ser seguida obrigatoriamente em todas as ocasiões.
A gesticulação, item tão importante quanto, deve ser regrado para que não aconteça em excesso, pois pode ser prejudicial. A ausência de, também. O gesto obedece a um processo natural, ocorre antes da palavra/oratória, ou junto com ela, nunca depois.
Quanto às atitudes desaconselhadas, vale lembrar qe para toda regra eciste uma exceção. De maneiro geral, não se