N Cleo Comum Desenvolvimento Economico
Trabalho especifica Desenvolvimento Economico .Globalização
A última década do século XX foi marcada por um intenso processo de transformação do mundo, em grande medida impulsionado pelas forças econômicas. Em poucos anos, as pessoas puderam acompanhar a disseminação de inovações tecnológicas, sobretudo na área de informática, tendo a rede mundial de computadores, a internet, como seu principal expoente. Subitamente, o mundo inteiro ficou a apenas um clique no teclado do computador.
No campo econômico, diversas barreiras caíram e muitos países se aproximaram por meio de blocos econômicos. Grandes corporações globais surgiram do dia para a noite, e a produção de diversas máquinas, equipamentos e bens de consumo em geral tornou-se também um fenômeno global. Diversas partes de um único produto passaram a ser manufaturadas em locais diferentes, sempre em busca do menor custo de produção ‒ um modelo de gestão empresarial conhecido como outsourcing.
A partir de toda essa dinâmica, podemos dizer que houve uma mundialização ou globalização da produção, da circulação e do consumo, caracterizando um novo estágio da economia moderna.
Dois outros movimentos simultâneos surgiram com a globalização. Por um lado, ela levou à criação de oportunidades para os países ricos e também para os emergentes, com o aumento dos fluxos comerciais, financeiros e de investimentos diretos, além do incentivo à formação de blocos econômicos. Por outro lado, possibilitou a consolidação de uma modalidade bastante nítida no capitalismo contemporâneo que é a financeirização da economia. Isto quer dizer que a integração global levou o mundo das finanças e das aplicações financeiras ao primeiro plano das transações econômicas.
Vejamos, a seguir, um longo porém importante trecho do texto do economista francês François Chesnais (2005, p. 53-54):
Uma vez passada a época heroica dos “grandes barões da indústria”, da qual Henry Ford foi o último representante, o capitalismo norte-americano