Psicologia
O que faz um Psicólogo Escolar: Funções da Psicologia Escolar
A Psicologia Escolar teve seu surgimento a partir da Psicometria de Galton, desenvolvendo por mais de meio século um conjunto de atividades, onde se destacavam os testes psicológicos e de avaliações de prontidão, organizações de classes e diagnóstico e encaminhamento das crianças problemas (Leite, 1991).
Segundo Leite (1991), naquela época os pesquisadores europeus da área estudavam questões relacionadas com as chamadas diferenças individuais e principalmente aplicando testes psicológicos para identificar o desenvolvimento da inteligência e testes de personalidade.
De acordo com Mansini (1981), na mesma época em que tudo acontecia como novo, surgia também uma forte crítica a respeito dos testes de inteligência e personalidade, pois estes tinham a finalidade de rotular os alunos além de utilizarem uma linguagem incompreensível para os professores.
Segundo Gonçalves (1999) os programas atuais de formação do psicólogo determinam papéis e funções para o Psicólogo Escolar que o mesmo poderá desempenhar em sua atuação tais como:
Psicólogo Escolar como Especialista Educacional – indicado para aplicar conhecimentos psicológicos no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e as relações interpessoais na escola.
Psicólogo Escolar no Sistema Educacional – caracterizado por atuar no nível de macro-sistema educacional, com a função de se mediar os conflitos de natureza social em relação ao sistema de ensino e ao nível de planejamento curricular geral.
Psicólogo Escolar como Consultor – prestador de serviços diretos e indiretos à equipe educacional, orientando os mesmos, programas de apoio nas áreas administrativas e educacionais no processo de ensino aprendizagem.
Psicólogo Escolar como Ergonomista – caracterizado por desenvolver estudos e analisar as influências existentes no ambiente físico e material no processo de ensinoaprendizagem.
Psicólogo Escolar como