Psicologia e psicologias
A psicologia é a própria história do pensamento humano. Claro levando em consideração o conhecimento da humanidade, as demais áreas do conhecimento e os novos desafios colocados pela realidade econômica , social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
A ciência, basea-se na realidade cotidiana e pensa sobre ela. Afastando-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento cientifico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: Aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.Ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-se em objeto de investigação – o que permite a construção do conhecimento cientifico sobre o real.
Senso Comum: O conhecimento que é passado pela tradição, de geração para geração . A tentativa de facilitar e encarar o dia-a-dia, produzindo suas próprias teorias. O conhecimento popular – visão de mundo
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA
O homem e sua complexidade — diversos homens -- concebidos pelo conjunto social.
A psicologia não segui um padrão lógico de investigação devido sua variação de objetos. Devido a diversidade de enfoques do homem:
ESCOLAS: HUMANISTA; COMPORTAMENTALISTA; PSICANÁLISE; ORGANIZACIONAIS; PATOLÓGICAS.....
Se pensarmos que toda construção parte de uma matéria-prima. Podemos dizer que a matéria- prima da psicologia é a vida dos seres humanos. É a partir desse material que a psicologia construirá todo o seu saber. Tudo o que a psicologia criar, pensar ou disser será sobre a vida dos seres humanos.
OS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS
Referem-se a processos que acontecem em nosso mundo interno e que são construídos durante a nossa vida. São processos contínuos, que nos permitem pensar e sentir o mundo. Nos comportarmos das mais diferentes formas nos