A psicologia ou as psicologias
Capítulo 1
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Um exemplo de psicologia no cotidiano é quando um vendedor tenta nos convencer a comprar determinado produto ele está usando o seu poder de persuasão e isso é ima forma de psicologia.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso Comum é o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, é um conhecimento que vai do hábito a tradição é uma tentativa de facilitar o nosso cotidiano. O senso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, em uma interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas, etc.
3. Explique o que você entendeu por visão de mundo.
O senso comum integra de um modo precário todo o conhecimento humano, misturando e reciclando os saberes mais especializados e os reduzindo a uma teoria simplificada, isso acaba gerando uma visão de mundo.
4. Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Quando dizemos que uma determinada pessoa é complexada ou então neurótica estamos nos apropriando de termos usados pela psicologia científica, mas não nos damos ao trabalho de compreender ou definir as palavras mas mesmo assim somos entendidos pelo outro.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum, são domínios do conhecimento humano. A arte traduz a emoção e a sensibilidade, religião e um conjunto de pensamentos sobre a origem do ser humano, seus mistérios e princípios morais, a filosofia começou com os gregos e tem a preocupação com a origem e com o significado da existência humana. A ciência que começou a ser dominada pelos gregos através de complicados cálculos matemáticos usados