PSICOLOGIA E AS PSICOLOGIAS
Psicologia do senso-comum
O senso-comum: está relacionado ao conhecimento da realidade, ou seja, aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Integra o conhecimento humano.
Domínios do conhecimento humano:
Arte
Religião
Filosofia
Ciência
Senso-comum
A psicologia científica A ciência: atividade eminentemente reflexiva e estudo sistêmico. Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade em expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Ciência é processo.
Conhecimento da ciência: objeto específico linguagem rigorosa métodos e técnicas específicas processo acumulativo do conhecimento objetividade Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo"). Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Podemos dizer que a "matéria-prima" da Psicologia é a vida dos seres humanos e suas manifestações e é a partir deste material que a Psicologia irá construir seu saber.
Subjetividade: é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme nos desenvolvemos e vivenciamos as experiências da vida social e cultural; é uma síntese de que um lado nos identifica, por ser única; e de outro lado nos iguala, na medida em que elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.
A subjetividade - é o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivencias e de sua constituição biológica; é, também fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais~.
É a maneira