Teorias da administra o
Muitas das teorias e técnicas usadas para administrar as organizações da atualidade são ideias que evoluíram de praticas do passado. Países, exercícios e organizações religiosas vêm há muito tempo criando soluções para lidar com recursos e realizar objetivos.
Grécia
No século V a. C., começou na Grécia em fértil período de produção de ideias que viriam a influenciar profundamente a pratica da administração.
Democracia. Há 2.500 anos os gregos inventaram e implantaram a administração democrática de suas Cidades-estado.
Ética. No dialogo O politico, Platão defende a ideia de que a responsabilidade fundamental dos políticos era promover a felicidade dos cidadãos.
Qualidade. Entre os gregos, qualidade era o ideal da excelência, ou aretê. Excelência é a característica que distingue algo pela superioridade em relação aos semelhantes e depende do contexto.
Roma e a Igreja Católica
Princípios e técnicas de administração construíram e mantiveram Roma durante seus 12 séculos de existência, como monarquia, republica e império. No entanto, muitas de suas concepções ainda sobrevivem no Direito, na administração pública e na Igreja Católica.
Construção e administração do Império. Roma apresenta o primeiro caso no mundo de organização e administração de um império multinacional.
Grandes empresas. A tributação das cidades conquistadas era uma das principais fontes a receita do Estado. As províncias, normalmente, eram exploradas de forma predatória por esses empresários.
Igreja Católica. À medida que o Império Romano desaparecia, outra organização de grande porte começava a escrever sua história. Com suas decisões, províncias e vigários, a Igreja copiou não apenas o tipo de organização geográfica, mas também a linguagem que os romanos usavam para designar os administradores locais.
Organizações militares
Há mas de 3000 anos, os exércitos vêm criando soluções para a administração de grandes contingentes de pessoas envolvidas em operações