A lingua das mariposas
(La Lengua de Las Mariposas)
País/Ano de produção: Espanha, 1999
Duração/Gênero: 96 min., Drama
Direção de José Luis Cuerda
Roteiro de Rafael Ascona, Manuel Rivas e José Luis Cuerda
SINOPSE
O filme mostra os efeitos da revolução fascista na Espanha através dos olhos de um menino que entra para a escola, descobrindo alguns segredos da vida.
A dúvida nos olhos de um menino
O filme conta a história de um garotinho de 7 anos. Na véspera do seu primeiro dia na escola, o menino não consegue dormir, com medo por que seu irmão mais velho lhe contou sobre os professores que batem em seus alunos. Moncho um garoto muito tímido e que sofre de asma, ele é sempre protegido pela mãe.
O grande dia chegou, o menino é apresentado ao seu professor que se chama Don Gregório, que o recebe com muito carinho. Mas na hora da apresentação para a classe, os outros meninos chamam o garoto de "pardal", o apelido de Moncho. O susto é tão grande que o menino urinou nas calças, na frente de todos, e foge desesperadamente da escola, indo se esconder em uma floresta, onde fica escondido até a noite chegar.
Todos ficam preocupados com seu sumiço e se juntam á sua procura.
O professor Don Gregório sensibilizado vai à casa de Moncho pedir desculpas por tê-lo envergonhado, e conversando com a mãe do menino, descobriu que ele tinha medo que o professor lhe batesse. Com o desenrolar da história, Don Gregório acaba ganhando a confiança de Moncho, que passa a ter com o seu professor uma bela amizade.
O garoto se encanta pelas coisas que aprende na escola, pela descoberta de um mundo desconhecido. Na companhia do amigo Roque, espia um casal de namorados e aprende sobre os mistérios do amor e do sexo. E faz várias perguntas ao seu irmão sobre o que é o amor... E, quando a primavera chega, Don Gregório leva os alunos para fora da sala de aula, ensinando-os a admirar a natureza e