A língua das mariposas
Eu começo este texto com o seguinte tema:
"O DESCONHECIDO, QUANDO SE TORNA CONHECIDO, PASSA A SER CONHECIDO......NUM MERO OLHAR."
Ao assistir este filme, pude ter a certeza da importância do relacionamento do professor com o aluno. Os fatores que levam um relacionamento hoje esquecido por ambas as partes, fato que não podemos desprezar, porque, está em uma situação incontrolável.
Mais voltando ao filme que é uma obra prima de se ver; nos leva ao encontro real de que ser um educador vale a pena em tempos tão difíceis. Na mente do menino ele já tinha estabelecido que seu professor seria um homem carrasco, insensível, e que se ele( o menino ) falhasse em algum momento seria castigado. Uma criança de sete anos, que apesar de nunca ter ido a escola já sabia ler e escrever e se deparava com seu primeiro dia de aula, assustado, temendo aquela situação que ao seu ver era como o tema DESCONHECIDO. Em um simples gesto de “ VENHA CÁ MENIMO” LEVO-O AO UM IMENSO DESPERO INTERIOR EM RELAÇÃO AO SEU PROFESSOR , QUE EM SUA MENTE ERA UM CARRASCO, chegando a urinar na roupa. Neste filme pude sentir a sensibilidade e a responsabilidade de um educador.
Mas ao perceber que seu professor era diferente da imagem que ele fazia do próprio, uma pessoa tranquila de expressões calma, sempre elegante e que garantia a eficiências de sua aulas ao demonstrar conhecimentos diversos e seus métodos de lidar com os problemas, exemplo:
- Ao explicar uma matéria que precisa da régua, os alunos não prestavam a atenção, fazendo muita bagunça: ao perceber que os mesmos não estavam prestando a atenção, ele ainda tentou chama-los para a aula, percebendo que seu ato foi ignorado ele se silenciou ao olhar para janela, creio que neste momento foi o segundo momento que começou despertar em Moncho a admiração por seu professor, sendo que o primeiro foi quando o professor buscou o menino em casa e chegando na escola o colocou sentado ao seu lado demonstrando ao menino e pra