A inveja nas organizacoes
Dentro do ambiente organizacional vem ocorrendo diversas mudanças, onde valores antagônicos estão se manifestando gerando conflitos que poderão colaborar para a presença da inveja.
Compreender o porquê e as manifestações da inveja dentro do ambiente organizacional poderá ser a chave para resolver determinados conflitos.
Evidentemente, essa realidade mostra-se devido aos avanços que estão ocorrendo no mundo organizacional.
A inveja está presente em muitas situações do cotidiano, mas é no ambiente competitivo e hostil das organizações que encontra espaço para florescer livremente.
O ambiente organizacional vem estimulando políticas de premiação e promoção entre seus funcionários, objetivando com isso, o aumento da qualidade e produtividade de seus produtos. Se não forem bem administradas essas políticas poderão gerar conflitos entre os funcionários, isto é, competições e concorrências.
A competição tem dois lados que poderão ser analisados. Um deles poderá favorecer a motivação para execução de uma determinada tarefa, por outro lado, poderá criar um clima de inveja dentro da organização.
Segundo alguns psicólogos, a competição é a raiz de todo sentimento invejoso, pois ela estabelece um objetivo, compara os resultados e classifica os competidores em seus devidos lugares. Essa disputa dita que o primeiro colocado é o “ melhor” e dentro da organização, o mais “poderoso”.
Nos dias de hoje se fala e cobra muito a chamada integração ou espírito de equipe, mas ao mesmo tempo, são praticadas políticas internas de premiação e promoções de indivíduos. Nessa competição pelo chamado “ reconhecimento profissional”, alguns indivíduos destacam-se e sempre que um desses destaques é anunciado, corre-se o risco de plantar a semente da inveja.
Não deve ser confundido o fato de uma pessoa lutar para conquistar o objeto de desejo com a luta dos invejosos. O eu competitivo está muito enraizado dentro de cada indivíduo. A vida poderá ser vista como