inveja nas organizações
l. POR QUE FALAR DE INVEJA NAS ORGANIZAÇÕES?
Inveja é um sentimento perturbador que faz parte do nosso cotidiano e um conceito pouco discutido na teoria organizacional.Da Bíblia aos ditos populares passando por clássicos como Shakespeare e fábulas de La Fontaine, a inveja sempre foi vista como um sentimento destrutivo. Ela pode ser a causa de muitos fracassos profissionais e empresariais. Não há como legar sua presença nas relações humanas e no ambiente de trabalho De acordo com o padre Jesus Hortal (2002):A inveja é chamada de pecado destruidor porque não se conforma com possuir mais ou melhor. Gostaria, sim, de destruir o que o outro possui. Por isso mesmo, acaba destruindo o próprio invejoso, corroendo o seu coração com o desgosto de contemplar o bem do próximo.Observamos em artigos de Sociologia, Antropologia Cultural e Psicologia Social inúmeros estudos que nos falam do conflito e de suas causas sem tocar na palavra "inveja.A literatura comportamental evidencia que podem ocorrer conflitos sem que haja a inveja, que por sua vez nao depende da existência do conflito, mas poucas vezes questiona se naquele conflito disfuncional, naquela hostilidade de mentos como inveja, ressentimento, competição, raiva, emulação fazem parte do universo emocional da sociedade e da organização.
2 0 QUE É INVEJA?
Os gregos a representavam como um velho espectro femtmno, a cabeça cada de cobras, os olhos estrábicos e fundos, a tez lívida. Um ser de magreza ex-trema, com uma serpente nas mãos e outra lhe roendo o coração, às vezes acom-panhado da Hidra de Lema, monstro mitológico de sete cabeças. A imagem é terrível, mas não podem haver mais perfeita representação para um sentimento tão mal-afamado como a inveja.
A origem etimológica da palavra Inveja vem do substantivo latino invidia e do verbo inthdere, que significa olhar maliciosamente, ou olhar enviesado, de soslaio.
2.0 QUE É INVEJA?
Os