bla bdd djddhd djdbdjcm djdlpz akkahsjsk sjxnxjxn xjxnsjxnz

731 palavras 3 páginas
ekdjerdj dejxbdjds djdsbdsjds bdnxnd sx dsjdndkd jdç dskxndsçjxp sdçxpb dsçjds dxlxbçhxl bdçhxlbçxhlx çxhxbxzhlx kxhbk xblbsxkbxl,x sbxj xzkbmxzbmxzbkz kbz k zmjzxm zkbz, kzbm zmbh9zn zjbzjbznbjzn bz jmbz zkvzn hzbvnj znvhzn zyvnzj nvz\j n\ziv\zn j\zvn\ vjmv\j \vj\m jv\m \kv\ jm\vk v\jv\m \kv\ j\mv\vj \mv\j m\vjm\ jv\n jv\mv\vj\nvvh\jvm\mvh\vn \jvm\vjv\mvj\km j\ nmv\jv\ j\vmv\jk \nmv\j k\vm \jvm\ jv \ vm\v j \vn v\mh v\v hjkv \uiv \jkv \iv\bv kv\ivmk\,v.k\ kkiExistem grandezas físicas que podem ser especificadas fornecendo-se apenas um número. Assim, por exemplo, quando dizemos que a temperatura de uma sala é de 20 0C temos a informação completa, não sendo necessário nenhum dado adicional. Grandezas deste tipo são conhecidas como escalares.
Por outro lado, se estivermos discutindo o deslocamento de um corpo, é necessário indicar a distância percorrida entre dois pontos, a direção e o sentido do deslocamento. A grandeza que descreve este movimento é denominada de vetor e será o objeto de estudo desta seção. Existem ainda grandezas chamadas tensores que necessitam de um número maior de informações, em geral dadas na forma de matrizes, que fogem à abrangência deste texto.
Geometricamente, os vetores são representados por uma seta, cujo comprimento é chamado de módulo (escolhendo-se uma determinada escala).
A direção e o sentido da seta fornecem a direção e sentido do vetor.
Usualmente, ele é representado por uma letra em negrito (a, AB, etc.) ou com uma seta sobre a letra ( a r , AB

, etc.). Por outro lado, o módulo do vetor é representado apenas por uma letra ou com o vetor colocado entre barras (a, a r
,  AB

, etc.)
Consideremos uma partícula deslocando-se de A para B. Este deslocamento é representado por uma seta indo de A até B, como a mostrada na Fig. 1.1(a). O caminho efetivamente seguido pela partícula pode não coincidir com o seu deslocamento (vetor), conforme ilustra a Fig. 1.1(b). Se
considerarmos

Relacionados