Inveja nas organizações – um mal invisível
Inveja nas Organizações – Um mal invisível
Por: Nilza Maria Barros de Queiróz Gobetti
Orientador Prof. Antonio Fernando Vieira Ney
Niterói 2009
2
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE
INVEJA NAS ORGANIZAÇÕES – UM MAL INVISÍVEL
Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Recursos Humanos. Por: Nilza Maria Barros de Queiróz Gobetti
3
EPÍGRAFE
“A inveja habita no fundo de um vale onde jamais se vê o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, há sempre trevas espessas [...]. a palidez cobre seu rosto, seu corpo é descarnado, o olhar não se fixa em parte alguma. Tem os dentes manchados de tártaro, o seio esverdeado pela bile, a língua úmida de veneno. Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor [...]. assiste com despeito o sucesso dos homens e esse espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesmo, e este é seu suplício”. Ovídio.
4
AGRADECIMENTOS
Para não correr o risco da injustiça, agradeço de antemão a todos que, de alguma forma, passaram pela minha vida e contribuíram para a construção do quem sou hoje. Agradeço à Deus, por tornar possível mais um sonho realizado e sempre estar presente na minha vida.. À minha querida mãe e irmãos, por estarem sempre me incentivando em minha caminhada. Aos amigos de curso, especialmente minha querida amiga Izabela, por sempre me apoiar e, também, fazer parte de mais essa realização. Aos professores do curso de Gestão em RH, especialmente ao meu orientador, Antonio Ney, com os quais muito pude aprender e obter elementos para esta monografia. E, especialmente, agradecer ao Ricardo, meu amado esposo, por sempre acreditar em meus sonhos e ajudar a torná-los reais.
5
RESUMO
Existe um sentido no