A importância do treinamento e do desenvolvimento nas organizações.
Módulo: 4 – Conhecimento e Competência
Fórum
Título: A importância do treinamento e do desenvolvimento nas organizações. Aluno: Márcia Almeida de Andrade Pinto de Arruda
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: 28
Introdução
Vivemos hoje na Era do Conhecimento e isso traz como conseqüência a busca constante pela informação. Para que as empresas e os indivíduos se tornem competitivos é necessário um investimento constante no saber, no fazer e no saber fazer. Esse investimento pode ser feito tanto dentro do meio organizacional, com a ajuda da área de treinamento e desenvolvimento, como fora, quando o próprio indivíduo busca cursos/palestras fora da empresa.
O principal objetivo deste estudo é verificar como é de extrema importância para a empresa treinar e desenvolver seus colaboradores demonstrando como oferecer e fortalecer recursos capazes de suprir essas tarefas adequadamente e como isso traz benefícios para as organizacões.
Mostrará também a complexidade deste processo, que afeta o nível de desempenho e competência dos funcionários de uma organizaç ão fazendo com que os objetivos definidos por ela sejam mais facilmente alcançados.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
Analisando apenas o significado de cada palavra já percebemos claras diferenças entre treinamento e desenvolvimento. Treinar significa adestrar, habituar, exercitar já desenvolver é fazer crescer, instruir-se, progredir.
Treinamento é um conjunto de recursos oferecidos pela empresa buscando melhorar capacidades e habilidades relacionadas com o desempenho específico do cargo atual. É estritamente focado nas tarefas do cargo e importante, pois aumenta a produtividade, aperfeiçoa desempenho e melhora as relações interpessoais. Seus resultados são geralmente obtidos em curto prazo.
Já o desenvolvimento é um processo contínuo de aprimoramento profissional, baseado no desempenho individual, onde a empresa estimula o profissional a entrar em um