A importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus profissionais
Módulo: 4
Atividade: Fórum competência e desempenho
Título: A importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus profissionais
Aluno:
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: SP
Introdução
Estamos vivendo na era da informação, em um mundo de mudanças constantes, em que a busca de conhecimento se torna fator primordial, e somente a habilidade humana é capaz de transformar o conhecimento em oportunidades, levando a empresa a permanecer no mercado.
Dessa forma, o capital humano, constituído pela capacidade, conhecimento, habilidades e experiências individuais dos profissionais que compõem uma organização, tem sido um grande diferencial competitivo.
Para “elevar” o capital humano de uma empresa e manter seus profissionais motivados para que possam alcançar o nível de competência desejado, é necessário que a empresa invista em treinamento e desenvolvimento.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
De acordo com Chiavenato (2002), treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo”. Já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação, definida por ele como “o preparo da pessoa para a vida e pela vida”.
Existem também outras definições, dentre as quais uma que afirma que treinamento são atividades de aprendizagem voltada para a função específica realizada pela pessoa até o presente momento, e desenvolvimento são atividades voltadas para a carreira da pessoa, considerando o futuro.
Levando em conta tais definições, considero que treinamento são atividades de aprendizagem mais específicas, ligadas a tarefas ou procedimentos individuais, como por exemplo uma aula sobre como fazer pão francês dada a um novo funcionário de uma padaria. O desenvolvimento seria composto por atividades de aprendizagem mais amplas. No caso da padaria, o acompanhamento do trabalho de um padeiro experiente, aulas de culinária e de seleção de fornecedores de matéria-prima de qualidade,