A Importância do Treinamento e Desenvolvimento para as organizações e seus funcionários
Módulo: 4
Fórum: Competência e Desempenho
Título: A Importância do Treinamento e Desenvolvimento para as organizações e seus funcionários
Aluno: Francisco de Assis dos Santos Junior
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: MGM – Turma 18 – Abril de 2015
Introdução
Em tempos de globalização, onde as empresas estão cada vez mais competitivas, o fator de sucesso pode estar na capacitação e desenvolvimento de seus funcionários.
As organizações estão cada vez mais próximas umas a outras, já que as informações e maneiras de produção estão disponíveis a todas. Só qualidade ou uma boa prestação de serviço não são mais, por si só, vantagens competitivas.
As empresas só conseguem implantar melhorias em processos, ou na qualidade de seus produtos através de treinamento e desenvolvimento de suas pessoas.
O capital humano nunca foi tão importante e pode fazer tanto a diferença nas organizações como em dias atuais.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
CHIAVENATO (2002) define treinamento como sendo o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.
MILKOVICH e BOUDREAU (2000) relatam o desenvolvimento como o processo de treinamento em longo prazo, para o aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais.
Diante do exposto pelos autores acima, podemos concluir que treinamento está ligado diretamente à capacitação para execução de um trabalho ou tarefa, é tornar o profissional apto, desenvolver habilidades requeridas para determinada função.
O processo de desenvolvimento de pessoas inclui treinamento e compreende o autodesenvolvimento, processo esse que é intrínseco a cada indivíduo, está ligado ao “amadurecimento” profissional e pessoal, preparar este indivíduo para cargos e desafios futuros, e em geral as empresas estão apoiando o desenvolvimento contínuo, como forma de manter suas vantagens competitivas.
O desenvolvimento da organização está diretamente