Energia Eólica
Segundo Guarnieri, Martins e Pereira (2008) a energia eólica surgiu a cerca de 3000 anos, onde moinhos de vento eram instalados para usos agricolas, como bombeamento de água e moagem de grãos, e recentemente em ambito histórico o avanço tecnologico permitiu a transformação dessa energia em eletricidade.
Entretanto com a grande capacidade hídrica, o Brasil não investe o suficiente nessa área, apesar de todo o seu potencial referente a áreas e ao clima, o texto abaixo exprime essa idéia: No Brasil, a capacidade instalada ainda é muito pequena quando comparada aos países líderes em geracão eólica. No entanto, políticas de incentivos estão começando a produzir os primeiros resultados e esperase um crescimento da exploração deste recurso nos próximos anos. Para dar suporte a esse crescimento, tornase necessário a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas científicas de âmbito nacional com o intuito de produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre a os recursos eólicos no território brasileiro.
(GUARNIERI, MARTINS; PEREIRA, 2008, p.2)
Porém, segundo Cunha, Mendonça e Nascimento (2012), apesar do Brasil não aproveitar todo seu potencial para a geração de energia através de aerogeradores, os investimentos nessa área aumentou, principalmente porque o sistema nacional de energia e o
sistema