Energia eólica
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3 2. ASPECTOS GERAIS 4 3. MECANISMO DE FUNCIONAMENTO 5 4. ENERGIA EÓLICA NO BRASIL 9 5. ENERGIA EÓLICA NO MUNDO 12 6. DESAFIOS ENCONTRADOS 14 7. CONCLUSÃO 15 8. BIBLIOGRAFIA 16
|
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a procura por fontes de energia renováveis sofreu um grande aumento, devido a maior preocupação com a preservação ambiental e da conscientização de que as fontes utilizadas em grande escala nos dias atuais, um dia irão se esgotar.
Uma das alternativas encontradas para a solução desse problema foi a energia eólica, que é a energia que provém dos ventos. Esse tipo de energia ainda é pouco utilizada, mas é considerada importante por ser uma fonte de energia limpa.
Nesse trabalho, iremos abordar diversos assuntos, como por exemplo, o funcionamento, as instalações necessárias, a importância e o futuro dessa energia em nosso país.
2. ASPECTOS GERAIS
A energia eólica é uma fonte de energia obtida através do movimento do vento e por essa razão, pode ser encontrada em qualquer região do planeta em diferentes intensidades. É uma fonte abundante e é considerada importantíssima por se tratar de uma fonte limpa e por ser uma alternativa as fontes de energia não renováveis.
Mesmo sendo uma energia limpa, não é totalmente desprovida de impactos ambientais. Se as fazendas eólicas forem instaladas em rotas de migração, podem ameaçar os pássaros. Além disso, também causam impactos sonoros, devido aos ruídos de baixa frequência dos rotores, e impactos visuais, devido ao agrupamento de torres e aerogeradores. Outro impacto que pode ser citado é a interferência eletromagnética, que pode causar perturbações em sistemas de comunicação e de transmissão de dados.
A utilização da energia eólica teve seu início na antiguidade, onde o vento era