Rup - design e arquitetura de software orientada a objeto
ALLAN UEDA FERNANDES
CALEB DA SILVA SANTANA
JHONATAS DE OLIVEIRA
JUAREZ OLÍMPIO
RUP
MBA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE WEB
DESIGN E ARQUITETURA DE SOFTWARE ORIENTADA A OBJETO
São Paulo
2012
1 Metodologia UML
A UML (Unified Modeling Language) é a tentativa de padronização da modelagem orientada a objetos, independente do tipo de sistema podendo ser modelada corretamente, com consistência, de fácil comunicação e simples de ser atualizado. Como há muitas metodologias de modelagem orientada a objetos, a UML surgiu para por um fim nessa fase polêmica dos desenvolvedores, trazendo as melhores ideias de cada linguagem.
Para Booch, Rumbaugh e Jacobson (2000), UML não é uma metodologia, mas sim uma linguagem de modelagem, uma notação gráfica utilizada por métodos para desenhar projetos.
1.1 Objetivos da UML
De acordo com Booch, Rumbaugh e Jacobson (2000), os objetivos da UML são:
• A modelagem de sistemas (não apenas de software) usando os conceitos da orientação a objetos;
• Estabelecer uma união fazendo com que métodos conceituais sejam também executáveis;
• Criar uma linguagem de modelagem que possa ser usada tanto pelo homem quanto pela máquina.
1.2 Ciclo de desenvolvimento
As fases do desenvolvimento de sistemas de software utilizando UML são: análise de requisitos, análise, design (projeto), programação e testes (BOOCH, RUMBAUGH, JACOBSON (2000)). Não necessariamente as fases descritas precisam ser executadas nessa ordem.
• Análise de requisitos: fase onde as necessidades e intenções dos usuários são recolhidas e são desenvolvidas através do uso de funções use cases.
• Análise: fase onde são feitas as primeiras abstrações (classes e objetos) e mecanismos que estarão presente no domínio do problema.
• Design (projeto): fase onde o resultado da análise é expandido em soluções técnicas. Novas classes são adicionadas para prover uma infraestrutura técnica (a