Energia Eólica
Engenharia Mecânica – 9º Semestre
Fontes Alternativas
Energia Eólica
Nome
Registro Acadêmico
Bruno Joca de Oliveira
6223195320
Leandro Fonseca Frare
1299408455
Rafael Costa Rotiliano
0901399255
Tatiane Ribas
6456306991
Energia Eólica
Energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (ventos), é uma energia totalmente renovável, limpa e disponível em vários lugares. Sendo que todo seu aproveitamento é feito através da conversão de energia cinética de translação em energia cinética de rotação, ou seja, a energia é gerada através de aerogeradores, que com a força do vento captado pelas hélices (pás) ligadas a uma turbina, aciona um gerador elétrico, tendo assim a sua transformação de energia cinética para energia elétrica, ou podendo ser utilizadas como cataventos para trabalhos mecânicos (Ex: Girar engrenagens de moinhos), como bombeamento de água, dependo de sua forma construtiva, que será conforme sua devida finalidade.
Para se obter uma energia eólica considerada aproveitável, sua densidade deve ser maior ou igual a 500 W/m², e isso requer que a velocidade mínima do vento seja de 7 a 8 m/s (Metros/Segundo), essa condição varia muito entre regiões e continentes.
Considerando que a altura da turbina eólica é de 50 metros, que é a altura onde o vento tem a velocidade média igual ou superior a 7 m/s, Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, e na superfície terrestre o vento apresenta essa característica em apenas 13% da superfície, sendo que na Europa Ocidental 32% de sua área possui ventos com essa característica.
Em relação ao local, a instalação pode ser feita em terra firme (on-shore) ou no mar (off-shore), sendo sua forma construtiva na vertical ou horizontal (Conf. Fig.1 e Fig. 2)
Fig. 3 (Aerogeradores Horizontais)
Foto cedida por GNU / Kit Conn (Fazenda eólica na Califórnia - EUA)
Fig. 2 (Aerogeradores Verticais)