Cinema
TEXTO - 54 O cinema e a produção audiovisual: estudo sobre novas formas de distribuição na Internet
Élio
1. Introdução
Os avanços nas áreas de telecomunicações e transmissão digital de dados trouxeram novas possibilidades para realização de uma enorme variedade de produtos audiovisuais. Esses conteúdos influenciam diretamente o dia-a-dia de milhares de usuários da Internet.
A internet cria e adapta sua tecnologia de acordo com as necessidades e desejos dos produtores e consumidores do entretenimento audiovisual. Isso colaborou para que a
Internet se tornasse um dos meios mais baratos e eficientes para distribuição de filmes e vídeos hoje em dia, principalmente para produtores independentes, que podem atingir maior público sem que isso signifique necessariamente acréscimo aos custos.
O desenvolvimento e barateamento de tecnologias mais avançadas possibilitam que cada vez mais pessoas, amadores e profissionais, se interessem e utilizem os recursos disponíveis, incentivando a produção audiovisual.
4.2 Web-cinema
Um produto audiovisual concebido especificamente para a rede não é mais cinema, nem televisão, nem rádio, pelo menos não no sentido em que hoje entendemos esses meios.
O web-cinema não inclui apenas narração de ficção e, no futuro, esse cinema poderá assumir através dos recursos digitais de interatividade, formas mais próximas do videogame. Com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias para Internet é possível imaginar produtos audiovisuais inteiramente novos.
O suporte digital serve tanto para experiências de vanguarda como para narrativas clássicas ou vídeos independentes veiculados na Internet.
Sob esses aspectos pode-se dizer que todos os obstáculos que os grandes estúdios impuseram entre o diretor do filme e seu público (produtores, agentes, distribuidores, exibidores etc.) podem ser demolidos pela Internet.
4.3 Distribuição pela Internet por grandes estúdios
Desde 2001 os grandes estúdios de Hollywood