Relatorio de Topografia 2
Relatório de Topografia
Natal/RN – 2014
Discentes:
Alessandro Santana Padilha
Andreia dos Santos Bento
Deivid Costa de Farias
Laura do Carmo Neri Bezerra
Suéllen Susan Borges de Moura
Docente:
Aristófanes Dantas de Medeiros
Curso:
Estradas
Turma:
311041V
Data:
19/03/2014
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo principal o levantamento planialtimétricodo bosque Professor Nivaldo Calixto, do IFRN (instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, Campus Natal Central), e também a reprodução deste levantamento no software Topograph SE.
Será apresentado passo a passo os procedimentos feitos em campo (poligonal fechada, irradiados e cotas) e no laboratório com o topograph SE.
AULA EM CAMPO
Para começarmos o trabalho do segundo bimestre, recebemos orientações sobre o que deveria ser feito em campo primeiramente.
Foi feito um levantamento planialtimétrico do bosque do IFRN (instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, Campus Natal Central). Esse ficou dividido em duas etapas: a primeira para o fechamento da poligonal (Figura geométrica de apoio à coordenação e levantamento topográfico.), e a segunda etapa para a construção de limites para que pudesse ser feito a planta no software Topograph SE.
Então, foram-se implantados três vértices no bosque (V1, V2 e V3). O orientador do trabalho utilizou após isto uma bússola, para achar o Norte do vértice 1 (V1) e colocou um piquete para marcar no Norte.
Em seguida, no vértice 1 zerou a estação total (da marca Kolida) no Norte e girou o aparelho para o lado direito até o vértice 2, depois zerou o aparelho no vértice 3, foi até o Norte.
Em seguida fizeram-se irradiações do muro, do meio – fio, e da primeira construção ou “casa” do bosque. Coletaram-se cotas e mais irradiações foram feitas.
Para dar continuidade ainda no primeiro dia de aula, o grupo em que esses