Revis O De Bioquimica
Água
Compõe 70% do organismo humano.
Cada átomo de hidrogênio compartilha um par de elétrons com o átomo central de oxigênio, formando um tetraedro. Como o oxigênio é mais eletronegativo que hidrogênio, os pares de elétron são atraídos para próximo do núcleo do átomo central de oxigênio. Isto faz com que haja a formação de um dipolo ao longo das ligações H-O;
A água pode fazer até 4 ligações de hidrogênio no estado sólido e 3 ligações no estado liquido.
A formação de ligações de hidrogênio não é exclusiva da molécula de água. Ligações de hidrogênio se formam entre quaisquer átomos eletronegativos (geralmente, oxigênio ou nitrogênio) e hidrogênios ligados a átomos eletronegativos. A formação de ligações de hidrogênio é importante na solubilidade de várias biomoléculas. Álcoois, cetonas, aldeídos, e compostos com ligações N-H, forma ligação de hidrogênio com a água. Hidrogênios ligados a átomos de carbono (ligação C-H) não participam de ligações de hidrogênio. O carbono é apenas um pouco mais eletronegativo que o hidrogênio, formando um dipolo muito fraco.
As ligações de hidrogênio são mais fortes quando formadas na mesma orientação dos três átomos envolvidos.
A água é um solvente polar e dissolve boa parte das moléculas biológicas, que geralmente contém grupamentos polares ou carregados (também chamados de compostos hidrofílicos – do grego, amigo da água).
Compostos hidrofílicos – que se dissolvem em água, são solúveis.
Compostos hidrofóbicos - do grego, com medo da água, não conseguem interagir com as moléculas da água. Como as moléculas hidrofóbicas não formam ligações de hidrogênio ou iônicas com a água elas são segregadas.
Compostos anfipáticos - Compostos anfipáticos contém regiões polares (hidrofílicas) e regiões apolares (hidrofóbicas). Muitos compostos biológicos são anfipáticos, tais como proteínas, pigmentos, algumas vitaminas, esteróis e fosfolípides de membranas.
Alto calor especifico – quantidade de calor que uma substância