Trabalho de economia
Apostila – 1
1 - Por que o comercio entre países não é como um jogo, em que alguns vencem e outros perdem?
R: Na realidade o comercio é ao mesmo tempo seu aliado e concorrente direto naquilo que você faz de melhor. Aliado, pois cada um fabrica e desenvolve aquilo que faz melhor, adquirindo do outro aquilo que não se fabrica como uma troca de favores desigual muitas vezes é claro, mais ainda sim uma troca. Ainda sim como concorrentes acabam estimulando o mercado muitas vezes, fazendo assim que o outro se beneficie.
2 - O que a “mão invisível” do mercado faz?
R: Após o fim em alguns países do planejamento central, onde as decisões eram centralizadas e os preços eram predeterminados. Começa a se desenvolver economias de mercado, onde as decisões são descentralizadas e são tomadas por empresas e famílias, sem que elas saibam. A mão invisível age a fim de que, os preços se ajustam para direcionar a oferta e a demanda, de modo a alcançar resultados que, em muitos casos, maximizam o bem-estar da sociedade como um todo. Com uma maior liberdade entre o comprador e vendedor os preços de mercado não só refletem em um bem para a sociedade, mas também o custo exato de sua manufatura, onde por exemplo antes era dito por planejadores que não possuíam informações exatas sobre a produção e a compra, deixando assim a desejar para ambos os lados.
3 - Explique as duas principais causas de falhas de mercado e dê um exemplo de cada.
R: Uma falha de mercado é uma situação em que o mercado, por si só, fracassa ao alocar recursos com eficiência. Uma das duas principais falhas é a externalidade que é o impacto das ações de uma pessoa/organização causa no bem-estar de outras pessoas, exemplo a poluição, lixo empresarial. Outra causa é o poder de mercado, onde a um monopólio, por exemplo, de algum recurso escasso exemplo água em que apenas uma organização possui, e assim eleva o seu preço a padrões anormais, por ter o poder de mercado sobre aquele recurso.
4 -