Http: //www.mundoeducacao.com.br/quimica/quimica-nuclear.htm
A reciclagem das garrafas PET
O descarte das embalagens de PET cria um sério problema ambiental. E, em lugar de aumentar os volumes dos lixões, esse nobre derivado do petróleo toma outro rumo: a reciclagem.
Municípios já possuem programas de Reciclagem e cidadãos fazem parte desse processo, separando embalagens, lavando-as e disponibilizando-as para o destino adequado: os centros de reciclagem.
Esses centros de reciclagem separam tampas e compactam as embalagens em fardos que são enviados à usina. Na usina, o material é triturado, transformado em flocos, lavado, seco e processado em extrusoras (máquinas que fazem filamentos) produzindo o fio de poliéster.
Este fio é a grande redescoberta do plástico e a mais nova solução para redução do impacto ambiental que o PET, como embalagem, causa em todo mundo. A conversão da embalagem ao tecido é a mais recente ação ecológica. Sua reciclagem como fibra de poliéster resulta em um produto da mesma qualidade do poliéster obtido diretamente do petróleo. Da união do algodão com o poliéster temos a produção de um fio de alta qualidade, que pode ser utilizado na produção dos mais variados artigos têxteis. |
Pense: quantas milhares de garrafas deixarão de boiar nos rios, represas e no mar? Isto demonstra o compromisso e preocupação da 4Explorers com o crescimento sustentável e consequentemente com a preservação do nosso planeta. Porque reciclar o PET? Quando uma garrafa PET é retirada do meio ambiente, evitamos que esse material fique se degradando por 350 anos. Considerando-se o crescente consumo desse tipo