Energia nuclear
Energia nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear. Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a realização de um trabalho para manter essa estrutura, implicando, em conseqüência, na existência de energia no núcleo dos átomos com mais de uma partícula. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo. O urânio é um elemento amplamente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Aplicações:
Produz eletricidade a partir de energia nuclear, utilizadas na identificação do elemento radioativo, na saúde serve para o diagnóstico de doenças, teleterapia que Muito utilizada na terapia do câncer, controle de padrão de espessura (como nas folhas de papel) e de vazão de líquidos, e do controle de qualidade de junções em peças metálicas, na alimentação animal e na pesquisa de plantas, as técnicas nucleares permitem o acompanhamento metabólico desses seres vivos, fertilizantes marcados com fósforo-32 para medir a quantidade de fosfato existente no solo e o consumo de fósforo pelas plantas, estudo dos solos, com a possibilidade de observação dos processos de infiltração e filtragem da água no solo, utilizados nas usinas nucleares brasileiras e nos reatores nucleares.
Vantagens:
A principal vantagem da energia nuclear é a NÃO utilização de combustíveis fósseis, não contribuição para o efeito estufa, maior independência para os países importadores de combustíveis fósseis, utilização de pequenas áreas de terreno para instalação, não necessita o alagamento de grandes áreas para a formação