Energia nuclear
Tem várias definições, é a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. Num reator nuclear ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como "reação em cadeia”; é energia de um sistema derivada de forças coesivas que contêm prótons e nêutrons juntos como o núcleo atômico; é a quebra, a divisão do átomo, tendo por matéria-prima mineral altamente radioativa, como o urânio; os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a realização de um trabalho para manter essa estrutura, implicando, em conseqüência, na existência de energia no núcleo dos átomos com mais de uma partícula. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo.
FORMAS DE ENERGIA NUCLEAR...
A energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.
A maior parte da massa do átomo está concentrada em seu núcleo, que é muito pequeno (10-12 cm a 10-13 cm). Prótons e nêutrons têm massa aproximadamente igual, da ordem de 1,67 x 10-24 gramas, e é caracterizada por parâmetros específicos (números quânticos) definidos pela mecânica quântica, teoria que lida com os fenômenos na escala atômica e molecular.
CUSTO DA ENERGIA NUCLEAR...
É de muito custo por causa dos investimentos em segurança dos sistemas de emergência, do armazenamento de resíduos radioativos e da desmontagem definitiva e descontaminação das instalações de usinas que atingiram suas vidas úteis.
ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL...
O Brasil tem um programa amplo de uso de energia nuclear para fins pacíficos. Cerca de 3 mil instalações