Energia Nuclear
TÉCNICO EM MINERAÇÃO
Nomes
Celi Carmen
Joice Miranda
Mileide Sousa
Sarah Oliveira
Instrutor: Rodrigo Pereira Souza
Trabalho de Elétrica
ENERGIA NUCLEAR
Sumário
INTRODUÇÃO 3
ENERGIA NUCLEAR 4
Características 4
Princípios de funcionamento 5
Vantagens e desvantagens 6
Vantagens da energia nuclear: 6
Desvantagens da energia nuclear: 6
Custo de produção 7
Custo do combustível 7
Principais polêmicas 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. O Sistema Interligado Nacional foi criado com o objetivo de maximizar o aproveitamento energético brasileiro e é formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 1,7% da energia requerida pelo país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica.
ENERGIA NUCLEAR
Características
É chamada de Energia Nuclear, Termonuclear ou Energia Atômica aquela baseada na divisão de átomos de um determinado elemento químico. Ao serem divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Para a produção de energia elétrica destinada ao consumo, ficou convencionado que os melhores átomos a serem divididos seriam os dos elementos urânio e o plutônio, com maior preferência para o primeiro. A liberação de energia dos átomos desses elementos é de uma grandeza maior, podendo assim, ter um melhor aproveitamento.
A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Figura 1. Tabela dos maiores