Energia nuclear
Muitos ouvem falar em energia nuclear, bombas atômicas, e em outras áreas, mas sem mesmo saber o que significa, onde se usa, e de onde vem. Nessa monografia, será falado sobre todos esses temas, desde as primeiras teorias atômicas, passando pelo uso dessa energia na 2ª Guerra Mundial, as primeiras bombas atômicas, seu desenvolvimento e funcionamento, o pós-guerra, com o uso pacífico da energia nuclear, tanto em usinas nucleares para geração de energia elétrica, e o seu uso na medicina atual.
Palavras-chave: Energia nuclear, radiação, elétron, nêutron, próton, radiação, fissão nuclear, fusão nuclear, reação em cadeia, bomba atômica.
Sumário
1- Introdução - Início da Teoria Atômica 4
2- Primeiras descobertas 5 2a- Radiação alfa 5 2b- Radiação beta 6 2c- Radiação gama 6
3- Fissão Nuclear 8
4- Fusão Nuclear 9
5- A 2ª Guerra Mundial 10 5a- O Projeto Manhattan 11 5b- As bombas de Hiroshima e Nagasaki 13
6- Energia nuclear pós-guerra 15
7- Usinas Nucleares 15 7a- Funcionamento 15 7b- Controle da fissão 16 7c- Precauções 16
8- Medicina Nuclear 17
9- Conclusão 19
10- Anexos 20
11- Referências Bibliográficas 22
1- Introdução - Início da Teoria Atômica
A Teoria Atômica foi criada aproximadamente em 500 a.C., por filósofos gregos, que acreditavam que tudo no universo era feito de uma partícula pequena e indivisível, o átomo. Acreditavam que todas as sensações e consciência eram causadas por vibrações desses átomos. Porém essa hipótese foi esquecida, e somente foi retomada no início do século XIX, com estudos e descobertas de vários físicos e cientistas, como a teoria atômica de John Dalton, publicada em 1803, que foi o pontapé inicial para as outras teorias e descobertas que viriam depois, como a descoberta da radioatividade no urânio, pelo francês Henri Becquerel, em