A FIGUEIRA SECA
MC Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe:
- Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste.
MT E os discípulos perguntaram admirados:
- Como é que imediatamente secou a figueira?
MC Respondeu-lhes Jesus:
- Tende fé em Deus. MT Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas MC qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis e tê-lo-eis.
E quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai, que está no Céu, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no Céu, não vos perdoará as vossas ofensas.
Notas do Autor: MC 11:20-21, MT 21:20, MC 11:22a, MT 21:21b, MC 11:22b-26
COMO É QUE? Esta é a pergunta que cada um de nós sempre quis fazer a Jesus. Na Sua ultima semana de vida, Jesus ensinou como é que faz isto e muito mais:
TENDES FÉ EM DEUS. O Reino não exige uma grande fé. Uma fé do tamanho da cabeça de um alfinete já é suficiente para fazer grandes coisas (Mt 17:20). Mas o Reino colocou como Princípio Imutável que esta Fé deve ser exclusivamente em Deus. Isto já havia sido ensinado na Torá: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás” (Êx 20:4).
E NÃO DUVIDAR. Enquanto a Fé pode até ser pequena, a Dúvida nem sequer pode existir. Mesclada a Fé, a Dúvida produz justamente o contrario do que a pessoa espera. Quando Pedro começou a afundar no Mar da Galiléia, Jesus, ao socorrê-lo, disse-lhe: “Homem de pouca fé, porque duvidastes?”. O que fez Pedro – e a cada um de nós – duvidar é o nosso raciocínio logico, que insiste em apenas acreditar nas leis da física e nos faz duvidar de tudo aquilo que não conseguimos compreender. Jesus disse