eu sou homem
Por que Deus usa a Figueira e a Videira?
A figueira e a Videira, além de outras árvores, são usadas na Bíblia como simbolismo de Israel e do judaísmo (Juízes 9.8-15). A produção de fruto é a principal responsabilidade das árvores, pois pelos frutos nós reconhecemos a qual árvore pertencemos. E Deus vai usar particularmente estas duas árvores para representar dois momentos na Bíblia.
A principal passagem na Bíblia que menciona a figueira está em Oséias 9:10, onde Deus escolheu e separou Israel das outras nações. Mas por que a Figueira como simbolismo de Israel? As características da árvore tem tudo a ver com o que Deus desejava que Israel fosse.
A figueira é uma árvore forte e suas raízes são famosas por destruir paredes e calçadas. Ela também é encontrada em diversas regiões pelo mundo e as suas sementes e frutos são alimento para várias espécies.
Então Deus desejava que Israel(figueira) desse frutos para que outros povos e nações pudessem se alimentar e também sentir a força, o poder e a presença de Deus que está presente em toda Terra. A partir deste povo, outros veriam e conheceriam a Deus, mas Israel se distanciou de Deus e a Figueira deixou de dar frutos.
A Israel começou a dar maus frutos, pois seus reis roubavam a glória e poder que Deus derramava. Devemos vigiar para que não ficarmos soberbos e acharmos que estamos frutificando por causa das nossas forças. Somos frequentemente atacados por Satanás nesta área, por isso devemos sempre permanecer humildes e reconhecer que a glória é totalmente Dele. Senão secaremos e pararemos de dar frutos.
Mesmo Israel pecando, Deus nunca deixava o povo totalmente desorientado e nunca desistia deles. Deus queria restabelecer a aliança com Israel. Em Lucas 13:6-9, Jesus conta uma parábola da figueira que não dá mais fruto e o dono da terra deseja cortá-la, pois poderia inutilizar o solo. Mesmo a figueira estando seca o homem, que cuidava da plantação,