Relatório de Associação de Resistores
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
BIANCA
FERNANDA
PAU DOS FERROS
2014
RESUMO
Neste trabalho, mostraremos as associações dos resistores, entre elas, podemos destacar a associação em série e em paralelo. Onde a associação em série apresenta a resistência equivalente do circuito igual à soma das resistências de seus componentes e a soma das tensões nos componentes é igual à tensão total aplicada no circuito, e a intensidade da corrente é a mesma em todos os pontos do circuito. Na associação em paralelo a resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação, à intensidade da corrente é diferente em todos os pontos e a voltagem é a mesma.
1. OBJETIVO
Essa prática tem como objetivo o estudo do valor da resistência em um circuito estando associado em série e o outro em paralelo.
2. INTRODUÇÃO
Associação de Resistores
Associações de resistores é um conjunto de resistores interligados a um circuito. Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo.
Associações em série
Nesta associação, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Calculamos o resistor equivalente através da soma dos resistores. Neste caso, todos os resistores são percorridos pela mesma corrente, e a tensão na associação é igual à soma das tensões em cada resistor.
Utiliza-se a seguinte formula para calcular a resistência equivalente associação em série:
Req = R1 + R2 + ... + Rn
Para a tensão utiliza-se a seguinte fórmula:
V=V1+V2+V3
Na figura abaixo podemos ver um exemplo de associação em série.
Associação em paralelo
A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores onde todos recebem a mesma ddp (diferença de potencial). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente