Relatório Associação de resistores
Relatório nº3
Experimento 3: Associação de Resistores
.
Disciplina: Laboratório de Física III
Professora: Lígia de Oliveira Ruggiero
Integrantes do Grupo:
Letícia Gomes de Assis
José Donizete
João Henrique dos Santos
Paloma Viotto
Data da entrega: 01/04/2014
1. TÍTULO
Associação de resistores 2. OBJETIVO
Entender a leitura do código de cores em resistores e posteriormente, obter o comportamento da Curva Característica (CCAR) do Resistor e da Lâmpada, ou seja, medidas de tensão sobre o componente em estudo versus corrente do circuito.
3. MATERIAL
Fonte de tensão contínua com intensidade variável
Marca: Instrutherm DC Power supply
Modelo: FA - 1030
02 Multímetros
Marca: Politherm
Modelo: A9 cat III/ 600V optical RS231
Placa de conexão
Cabos
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O experimento realizado foi dividido em 2 partes, sendo que na primeira foram posicionados os resistores com ligações em série e a segunda em paralelo. Parte 1: Associação de resistores em série
Foram selecionados 2 resistores (R1 e R2), aleatoriamente, e calculados seus valores nominais e medidos seus valores reais, com auxílio de um multímetro na função Ohmímetro. Foram calculados também, os valores de tolerância e o resistor equivalente para os valores de R1 e R2, tomando-se nota de todos os resultados. Seguindo o experimento, foram ligados os dois resistores, em série, medido o valor do resistor equivalente e anotado o resultado.
Foi acrescentada uma fonte de 11V no circuito, conforme figura 1 e, com auxílio de um multímetro, medidos a tensão da fonte, a tensão sobre R1 e sobre R2. Logo após, foi acrescido ao circuito um multímetro, na escala de amperímetro, e medida a intensidade de corrente entre a fonte e R1, entre R1 e R2 e entre R2 e a fonte.
Figura 1: ligação em série de uma fonte de tensão continua e de dois resistores
Para registrar se há ou não a