Relatório de associação de resistores
Foi feito um experimento de associação de resistores com o objetivo de identificar em um circuito resistivo as associações em série, paralela e mista, determinar a resistência equivalente entre dois pontos de um circuito elétrico resistivo, nas configurações série, paralela e mista e constatar experimentalmente as propriedades relativas à corrente e tensão em cada configuração do circuito. Utiliza-se associação de resistores para aumentar ou diminuir o valor da resistência em um trecho de circuito elétrico, conforme conveniências do sistema elétrico em questão. Associação em Série: um ramo de circuito elétrico é denominado circuito série se os vários componentes deste ramo são percorridos pela mesma corrente. A tensão se distribui proporcionalmente e a resistência equivalente é a soma das resistências individuais. Associação Paralela: dois ou mais ramos de um circuito elétrico são ditos ligados em paralelo se seus componentes estão submetidos à mesma tensão. A corrente se distribui inversamente proporcional às resistências e a resistência equivalente é o inverso da soma dos inversos individuais.
Experimento 3: Associação de Resistores
Foram utilizados os seguintes materiais no experimento de associação de resistores:
01 Placa suporte com 10 resistores (usando os resistores de 390Ω, 560Ω, 1kΩ e 2,2kΩ)
03 Multímetros digitais
01 Fonte de tensão CC
Fios e cabos de ligação
Usando o multímetro digital foi medido o valor dos resistores R3, R5, R7 e R9 da placa suporte, obtendo os seguintes valores:
Resistor 1 (R3): 381Ω
Resistor 2 (R5): 553Ω
Resistor 3 (R7): 1000Ω
Resistor 4 (R9): 2150Ω
Foi avaliado o valor da resistência equivalente em série dos quatro resistores, medido a resistência da associação e, em seguida, foi conectado os resistores à fonte desligada previamente ajustada para 10V, como mostra na figura abaixo. Resistência equivalente em série = 4084Ω
Resistência da associação = 4000Ω
Alimentamos o