Relátorio de associação de resistores
Neste experimento conhecemos mais a respeito dos resistores, sua função, como conhecer seu valor, e igualmente testa-los. Aprendemos o código das cores, a mexer em um voltímetro e amperímetro.
Também tivemos o nosso primeiro contato com uma placa de protoboard, e discutimos a respeito da mesma e sua função. E como um resistor se comporta quando a diferença de potencial.
Vimos também como os resistores se comportavam em uma placa protoboard. E finalmente comparamos o valor teórico com o valor pratico, comprovando algumas teorias.
Objetivo
o Reconhecer os resistores a partir do código de barras; o Determinar a resistência utilizando um Ohmimetro; o Comparar os valores nominais e os valores medidos; o Analisar a voltagem e a corrente elétrica em um circuito; o Reconhecer uma associação em série e uma associação em paralelo; o Medir as tensões e as correntes em um circuito; o Analisar as características de um circuito em série; o Analisar as características de um circuito em paralelo.
Introdução Teórica
Resistores são componentes elétricos que têm por finalidade limitar a corrente elétrica que circula num circuito elétrico. Essa limitação imposta por uma caracterıstica do resistor, chamada resistência elétrica..
Podemos conhecer o valor da resistência de um resistor por três modos:
a) lendo o valor escrito no resistor;
b) medindo-o com um multimetro e
c) utilizando uma Ponte de Wheatstone.
No caso a) a leitura é feita diretamente, quer dizer, o fabricante imprimiu no corpo do resistor o seu valor ou a leitura é feita através de um código de cores quer dizer: existem várias cores e cada uma, representa um número.
É uma regra de ordena ao de cores devidamente numeradas, que leva ao conhecimento do valor da resistência e da tolerância do resistor. A correspondência entre as cores e os valores respectivos está expressa a seguir:
Tabela 1: Código de Cores
Cor Valor
Preta 0
Marrom 1
Vermelha 2
Laranja 3
Amarela 4
Verde