Relatorio associação de resistores
Experimento 2
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE E PARALELOS
1. Objetivo
Neste experimento temos o interesse em estudar as características de associações em série e em paralelo de resistores.
2. Introdução Teórica
A grande maioria dos circuitos elétricos possui um conjunto de resistores combinados de forma que se obtenha a resistência desejada. A associação dos resistores é classificada em três tipos: A associação em série, associação em paralelo e a associação mista.
Geralmente trabalha-se com resistores classificados como resistores ôhmicos. Tais resistores possuem como razão entre a tensão elétrica e a corrente elétrica o valor constante representado pela letra R e denominado resistência ôhmica elétrica.
O cálculo da resistência ôhmica elétrica pode ser matematicamente representado como:
V = R.i (1)
Onde: V = tensão elétrica [V]
R = resistência elétrica [Ω] i = corrente elétrica [A]
Em um circuito elétrico, é muito comum trabalhar com vários resistores associados para se obter resistências muito grandes ou muito pequenas. O nome dado à resistência total da associação de resistores é resistência equivalente. Os tipos de associações serão analisadas a seguir.
2.1Associação em série.
Associar resistores em série significa ligá-los em um único trajeto, ou seja:
Como existe apenas um caminho para a passagem da corrente elétrica esta é mantida por toda a extensão do circuito. Já a diferença de potencial entre cada resistor irá variar conforme a resistência deste, para que seja obedecida a 1ª Lei de Ohm, assim:
Esta relação também pode ser obtida pela análise do circuito:
Sendo assim a diferença de potencial entre os pontos inicial e final do circuito é igual à:
Analisando esta expressão, já que a tensão total e a intensidade da corrente são mantidas, é possível concluir que a resistência equivalente (total) é:
2.2 Associação em