Marketing
Laudon e Laudon (2004) ressaltam que o sistema de informação além de apoiar o gestor na tomada de decisão também o auxilia na coordenação e no controle de uma organização, uma vez que o fluxo de informação permite reduzir burocracia, reduzir riscos no processo decisório, diminuir custos e procedimentos, bem como criar novos produtos e alimentar a inovação, facilitando, também, o relacionamento com fornecedores e com clientes e auferir receitas adicionais. Entretanto, os mesmos autores acreditam que o advento da Internet surge como um aliado ao sistema de informação permitindo aos gestores gerenciar melhor este seu relacionamento com clientes e fornecedores, e ainda que, a Internet surge como um recurso que tende a facilitar a comunicação e a troca de informações dentro da organização.
Considerando o uso da tecnologia com base na informação, Laudon e Laudon (2001) chamam a atenção para o seu valor estratégico, uma vez que fornece informações para a gestão, permitindo melhores tomadas de decisões, informações sobre a concorrência, o mercado, os clientes, os fornecedores, histórico de vendas, gerenciamento de estoque, etc.
Resumidamente, “a informação tem valor para a empresa e oferece novas oportunidades de negócios”. Torres (1995) entende que a tecnologia de informação pode melhorar algo que já é feito, satisfazer uma necessidade reconhecida ou criar uma nova necessidade, desta forma, do ponto de vista sistêmico, o uso do sistema de informação permite reduzir custos, reduzir tempo de resposta e melhoria de qualidade, sendo que tais processos dizem respeito à entrada e saída do sistema, em relação ao ambiente; criando a integração entre a empresa, seus clientes e seus fornecedores.
Laudon e Laudon (2004) ressaltam que o sistema de informação, antes manual é hoje praticamente todo informatizado e, pode ser definido como uma ferramenta que proporciona