marketing
Apesar de um plano de marketing auxiliar as empresas a lidar melhor com o aumento na turbulência no ambiente, com a concorrência mais intensa e com o aumento de mudanças tecnológicas, existem muitas complexidades envolvidas no processo de sua elaboração e implementação. Neste trabalho, busca-se analisar as dificuldades que podem ser enfrentadas pelas organizações na implementação de planos de marketing, com dados secundários. Em conclusão, verificou-se que existem forças gerenciais, de recursos humanos, culturais, de compreensão, de comunicação, estratégicas e operacionais que podem impedir o processo de planejamento e a implantação eficaz dos planos de marketing. Introdução
A fragmentação dos mercados em segmentos cada vez mais estreitos de clientes e a
Globalização crescente da concorrência têm sido as forças convergentes que favorecem uma nova perspectiva sobre as estratégias competitivas (DAY, 1990). As tecnologias de informação tornam indistinguíveis as tradicionais linhas de demarcação entre mercados e empresas, ao mesmo tempo em que aceleram o ritmo das decisões. Os ciclos de vida dos produtos são encurtados pelas mudanças tecnológicas e os clientes exigem níveis cada vez mais elevados de atendimento e qualidade. Os novos arranjos organizacionais, nos quais redes e parcerias entre fornecedores, canais de comercialização e clientes são criados, também contribuem para o aumento da pressão sobre as empresas.
Com o crescimento das turbulências ambientais e de mercado, o planejamento estratégico corporativo acabou aproximando-se acentuadamente das ferramentas de marketing, levando as estratégias de marketing a serem muitas vezes confundidas com as estratégias gerais do planejamento estratégico (ANDERSON; VINCZE, 2000). Na administração estratégica de marketing, o marketing é visto como um processo dinâmico desenhado para alcançar uma competência estratégica distinta e uma vantagem global.
No presente artigo, busca-se analisar as dificuldades que