Pesquisa Operacional
Introdução:
Na ATPS vamos falar sobre a P.O., ela foi desenvolvida na segunda guerra mundial, para auxiliar os militares na tomada de decisão. Nos dias atuas as organizações utilizam P.O para os mesmos fins. Como por exemplo, na tomada de decisão, solucionar problemas, minimizar ou maximizar os lucros, através desse trabalho vamos poder entender melhor como a P.O funciona e ver suas vantagens e desvantagens. Pois se trata de um assunto interessante e atual.
Denominamos Management Sciences (MS) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Ela pode ser considerada uma subárea da Pesquisa Operacional (PO), por se tratar de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios. Há poucos anos, nos Estados Unidos, as duas sociedades que estudavam separadamente MS e PO se fundiam em uma só, denominada Internacional FederationofOperationsResearchSocieties (Infors). No Brasil, Sobrapo, filiada à infors, que realiza, anualmente, simpósios científicos sobre o assunto.
A PO é originária da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas de várias disciplinas se reuniram para resolver problemas militares de natureza tática e estratégica.
Ferramenta PO nos dá condições para:
Solucionar problemas reais;
Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;
Conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;
Minimizar custos e maximizar o lucro;
Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.
Sua principal utilização é como ferramenta nos processos de tomada de decisão no ambiente empresarial e nos negócios, tanto no setor privado como no setor público. A PO pode ser utilizada para resolver os seguintes problemas no