Livro Forrageiras
5
Potencial de Rendimento de
Cereais de Inverno de Duplo
Propósito
Renato Serena Fontaneli, Henrique Pereiera dos Santos,
Roberto Serena Fontaneli, Leo de Jesus Del Duca, Osmar
Rodrigues, Mauro Cesar Celaro Teixeira, Alfredo do
Nascimento Junior, Euclydes Minella, Eduardo Caierão,
Cláudia De Mori, Janete Taborda de Oliveira e Franciele
Mariani
A importância da produção de forragem para cobertura e, consequentemente conservação dos solos e para alimentação dos animais são inquestionáveis (NABINGER, 1993).
Entretanto, para que os sistemas se tornem competitivos, há necessidade de se adequar as diferentes espécies forrageiras a cada região, a fim de evitar a sazonalidade na produção de forragem. A necessidade de rotação de culturas e a produção animal
97
tem conduzido a atividade de integração lavoura-pecuária, que pode resultar em melhor aproveitamento do potencial da propriedade. Essa visão mais abrangente de propriedade agrícola cria espaços para que cereais de inverno (aveia branca, centeio, cevada, trigo e triticale) com período vegetativo mais longo, se semeados antecipadamente, possam fornecer forragem verde no período de maior carência alimentar, inverno e, ainda produzir grãos (DEL DUCA et al., 1997).
Assim, os cereais de inverno indicados para duplo propósito podem contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas do Sul do Brasil e serem importantes para a rotação de culturas em sistema plantio direto (SANTOS et al., 2002).
Desta maneira, a semeadura antecipada de cereais de inverno pode evitar perdas de solo e de nutrientes e contribuir para viabilização do sistema plantio direto, ao proporcionar cobertura vegetal permanente após as culturas de verão (DEL DUCA et al., 1997). Usando-se os cereais de inverno com ciclo apropriado, pode-se favorecer a integração lavoura-pecuária.
A utilização de cereais de inverno para duplo propósito em sistema plantio direto, como alternativa à estabilização de